sábado, 23 de maio de 2009

Confusas

Há uns dias dizia-me um amigo, quando o questionava acerca do que responder a uma gaja que dizia que estava confusa, "isso não é bar aberto ?"

Lembrei-me imediatamente da ACAG e fui ao nosso cantinho "Frases que se ouvires é bar aberto" para ver em que pé efectivamente me encontrava. E a verdade é que a frase não está lá. Porque será? Será que foi esquecimento ? Será que uma gaja que está confusa é bar aberto ? Que falha nunca termos discutido aqui, no nosso espaço didáctico, este tema tão amiúde.

Assim o farei hoje, começo por este tema, num fim de semana cheio de historias para contar...

Quantos não levámos já com a dose "sinceramente estou um bocado confusa"? Se a principio a nossa Escola sabe o que responder, também não é menos verdade que percebemos que em breve haverá problemas...

É que uma gaja estar confusa (para além de todas as vezes que o estão e nem elas sabem porquê) é normalmente resultado de uma de duas situações, ou mesmo as duas em simultâneo: ela está a começar a gostar de ti ou ela está a começar a gostar de ti. E misturado com isso existem imensas combinações, que não permitiriam elaborar um texto com coerência pois cada situação é uma situação. Situações, entre tantas outras, como ela ter namorado, não ter confiança em ti ou estar numa fase "sem gajos" e estar a começar a sentir-se agarrada...

A questão é que, e aqui é que tudo se complica e não se pode por mesmo no mesmo saco das outras frases referidas na nossa coluna lateral, uma gaja dizer que está confusa não é necessarimente bar aberto. É quase, mas não é totalmente.

Acontece muitas vezes que uma gaja que está confusa pode estar em negação. A título de exemplo, uma gaja que andou a enganar o namorado contigo.
Aquilo provalmente já não andava bem, ela cedeu contigo, tu não lhe deste confiança porque já conheces a regra numero 1 da ACAG sobre não te sentires especial, ela acaba com o namorado sem lhe dizer que o enganou e sente que tem de te evitar porque sabe que não te resistirá. A sequência é esta. E é muito dificil saber o que fazer nestas situações.

Por um lado, pressionar uma gaja confusa é meio caminho para se virar o jogo ao contrário. Por outro, desprezar uma gaja confusa é meio caminho para não a sacares mais nenhuma vez porque ela não te sente a insistir e pensa que, como sempre pensou, que não estas efectivamente interessado, ou seja, com os mesmo niveis de afecto.
Manipular estas doses de desprezo e (ligeira) pressão é o que diferencia o verdadeiro artista. E acho que não há ninguém que tenha a receita do sucesso. Depende da gaja, depende de ti, depende se é Semana Académica, depende da história, etc.

No entanto, há uma regra de ouro para o momento em que ela diz que está confusa. O lado compreensivo de qualquer coisa como "não sei o que vai na tua cabeça, mas o que precisares não hesites... estou aqui" é algo que ela não estará a espera e garanto-te que a fará escorregar. Qual casca de banana...

2 comentários:

Anónimo disse...

OH MEU DEUS !

Anónimo disse...

Oh Meu Deus ?! Foste tu ?