quarta-feira, 7 de maio de 2008

Já nada é como antigamente. Nem as actrizes.

Já nada é como antigamente. Nem as actrizes.

Estou cada vez mais certo que a a contratação de actrizes para fazer filmes, novelas ou séries, está cada vez menos relacionada com a capacidade de representação.

Poderia pegar numa lista enorme de exemplos de "flops" artisiticos neste campo. Mas porque essa lista nunca mais acabava e, como agora sou um gajo das Artes que escreve e tal, não tarda começo a ser convidado para essas festas, não posso dizer mal delas.

Ainda assim, como é claro que não vou a essas festas cheias de droga, orgias e tudo a dizer mal uns dos outros, vou dizer tudo o que penso.

Mal abre o casting lá aparecem elas: jovens aspirantes a modelos, cantoras, dançarinas, actrizes(sim, porque, hoje em dia, parece que é tudo a mesma coisa) e mostram as suas qualidades.

Das duas, uma: ou perdem capacidades durante estas provas, ou nunca a tiveram. Quando chegam ao grande ecrã é uma desgraça.

Não estou a falar das americanas. Embora, ao principio talvez, também não fosse muito diferente.

Em Portugal, a verdade é que se são bonitas, com um corpo invejável e cheias de sedução, lá estão elas a representar, independentemente de não se encaixarem de forma alguma nos papeis.
A única que tem desculpa é a Helena Isabel, que é uma actriz e uma senhora, e por isso é que se percebe porque é que o Paulo de Carvalho não teve mãos, nem inteligência, nem voz para ela.

Como ela, a nossa televisão merece mais e melhor.

Nos Morangos com Açúcar, a serie preferida dos portugueses, ainda assim, compreendo os critérios: pitas estúpidas e insuportáveis que só têm de se limitar a ser iguais a elas próprias.
Lá isso conseguem (o trabalho também está facilitado), mas dêem-lhes lá umas aulas, sob pena do futuro da representação portuguesa não ir nada longe. Reparem que os brasileiros já dobram "a nossa geração rebelde".

Há uma série de medidas que podiam ser tomadas.
Em primeiro lugar, devia diminuir-se drasticamente o número de novelas que dão na televisão portuguesa por dia.
A selecção natural obrigaria a ter melhores enredos e melhores actores.
A nossa televisão merece menos e melhor, definitivamente.

Estou certo que não será isso que vai acontecer, por isso, se é para continuarem a escolher actrizes indiscriminadamente, ao menos escolham boazonas que sejam mudas.
Ou façam clones da Helena Isabel.

1 comentário:

L.A. Miller disse...

Ao o Cardoso toca num ponto essencial. em vu começar pelas atrizes( nova caligrafia.. ^^), abordaei isso mais logo.

Gostava de atirar a atemçao de facto para a quantidade de horas estapafurdias que se perdem com telenovelas. Parece que o valioso tempo de antena so serve para aquilo.. oh programas como o pros e contras, herman enciclopedia, niote da ma lingua.. ou programas e documentarios que instruam e façam pensar as pessoas.. muito pouco..

salvam-se algumas coisas nos nossos canais mas muito pouco.. ainda bem que com internet, torrent, youtubes, já vamos tendo mais mao mo que vemos.. de notar o desaparecimento daqueles programas de convivio familiar que juntavam todos como o 1.2.3 ou a Arca de Noé para gáudio dos mais novos.. até os desenhos animados sofreram uma regressao cerebral drastica.. muito pouco do que vejo valhe um transformers, um teddy ruxpin, um M.A.S.K, gummy bears.. nunca tive tanta motivaçao para sair cedo da cama aos sabados, nao desde que mudaram esses pequenos nadas que tanto nos trazem.. quase 20 anoas depois os CAvaleiros do Zodiaco continuma a fazer moça.. até o DBZ, se bem que na epoca em que era novidade teve muito mais saida tendo sido o seu impacto quase febril..

Mas chega, tudo isto para dizer que como muitas coisas em Portugal ( e porque não no mundo?) a qualidade tem vindo a descer drasticamente.. nunca mais se fará im " Tr~es e Companhia", nem um "Zás Trás" nem um "Na Terra dos Afonsinhos".

*Momento de Silencio*

Agora temos uma invasao comod e cogumelos se tratassem de melodramas e novelaws pouco crediveis, recicladas de outros paises e adaptadas á nossa realidade.. arrisco-me a dizer.. querem ver gajas boas, vejam novelas, querem ver actrizes, vão ao teatro..

Ainda n estamos ao nivel do Brasil onde gaja boa e boa actriz vao de par em par e onde continuamos a ter grandes actrizes como a Betty Faria, a Regina Duarte, a Eva Wilma e outras tantas..


Tambem n esquecer que os Morangos sao uma copia rasca da Malhaçao que ate era porreira quando eu era puto.. Eu ate defendo que umas novelas aqui ou ali, desde que tenham qualidade e tal ate sao beneficas para descontrair e aliviar o stress diario.. mas será mesmo necessário um incessante ataque sem treguas em que novelas, apos novelas apos novelas... ja vejo gajas que s ecomportam tal e qual.. e gajos tb.. já começa a ser daqueles casos em que a ficção se torna realidade..

Epá, n por favor.. menos morangos e novelas..


mostrem series, mas das boas como faz a RTP2.. mesmo os "contra-series" nao poderao negar que o Dexter, Californication, Heroes e aquelas Brit Com que tb passam na Sic Radical sao más.. ao menos inovam..






Agoram a titulo pessoa e n querendo ser mais chato..


Tive ocasião de conhecer uma miuda que entrou esta temporada nos morangos que até é muita gira a muda e que depois de um ataque de bestice quadrada me escapou( adiante) - miuda simpatica e tal, abandonou curso universitario.. decide fazer casting, entra nos morangos.. ja tava numa agencia de modelos..sabem.. daquelas que tem um andarzito algures na cidade e um site na net todo muito bem produzido.. a miuda tlv nunca seja uma Meryl Streep e por nunca se ter enroscado cmg n vou dizer mal dela mas obviamente e como outras, esta ali pq tem bom aspecto, uma formas engraças e bem compactas, boa expressão oral e alguma capacidade de retenção de argumentos..

Isto é preciso ver a que audencia e consumo se destina..grande parte delas depois caiem na obscuridade ou nas capas da FHM, mas n sei, tou ca á pouco tempo e talvez esteja a generalizar.. ams digam-me daqui a 10 anos quem s elembras das jsut girls e outras merdas..

que falta de originalidade e pensam mesmo que o publico sao uma cambada de mongoloides.. tlv tenham razao.. a julgar pelo que vejo na rua e como as pessoas falam entre si..


PS - Viva a Eunice Munoz