segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mais independentes e emancipadas

Gosto de ver televisão em horário nobre. Enquanto estou sentado no meu confortável sofá, o teor das notícias do telejornal e as novelas, ou qualquer outro programa em qualquer canal da TV Cabo a essa hora, são tão fracos que me permitem relaxar e deixar-me pensar, como gosto, no que me apetecer.

Hoje, dia de reportagem especial na TVI, fizeram-me o favor de me ajudar com esta minha profissão de blogger. O tema da reportagem era "mulheres do século XXI: mais independentes e emancipadas", uma "bebedeira de indepedência" que criará um homem mais assustado.

É claro que a vontade de desligar a televisão e ir ver vídeos no youporn na internet foi constante, mas as profissões e o trabalho exigem sacrifício e, como tal, optei pela técnica dos plebeísmos e dos fortes palavrões, e resisti ver o programa até ao fim.

Nada contra, como já escrevi várias vezes, uma mulher sexualmente liberada e com os mesmos direitos, liberdades e garantias na procura do emprego e o mesmo tipo de carro nas empresas.

Mas não façam uma reportagem sobre "mulheres mais independentes e emancipadas" quando, na verdade, todos os exemplos que apresentam são apenas de mulheres mais desinibidas e ousadas, fazendo eu questão de estar a ser contido nas palavras, como não fui quando vi a reportagem.

Admitem que até "trocam o lugar da caça pelo de caçador". "Predadoras", como se assumem e, claro, "bem" sucedidas a longo prazo

Apregoam o serem livres e precisarem do seu espaço e do seu tempo, mas, sem se aperceberem revelam que "dormiam com o parceiro 4 noites por semana e saia a jantar fora e com os amigos 2 noites por semana". Mas quantos dias de liberdade e de tempo SÓ para si própria tem a semana desta assumida "solitária (escolheu mal a palavra, não foi?) senhora"?
A incoerência transcende-me.

E falar de "juventude dos 30 anos" e "visitar Sex Shops com 60" parece-me absurdo e ridiculo, mesmo que estas duas palavras queiram dizer exactamente a mesma coisa.
É que momentos depois, como não podia deixar de ser, aparece a Margarida Rebelo Pinto, esse grande exemplo, defendendo que a natureza da mulher não mudou , só o comportamento.
E, efectivamente, para melhor diria eu.

A Margarida Rebelo Pinto que, ao final de tanto livro escrito por si que defende a libertinagem (sim, não a liberdade) das mulheres, podia, no entanto, ser mais criativa do que usar a expressão que qualquer "cachopa" no intervalo dos 17 aos 25 usa como melhor argumento: "Pois, é que os homens que têm muitas mulheres são uns conquistadores...e as mulheres que têm muitos homens têm logo uma imagem pouco séria. É assim que a sociedade os vê."
Eu sempre achei que o caminho da sociedade é, efectivamente, copiarmos os maus exemplos.

E, exactamente, por isso é que quando começou a reportagem e vi o título pensei que seria sobre
mulheres que querem ter uma carreira, conciliá-la com filhos e família, e as quais o país não lhes dá condições.
E esperei, de facto, mesmo que assim não fosse, por "mulheres melhores exemplos"

Vivemos actualmente, para quem não sabe, num país em que o número de mortos por ano já é superior ao numero de nascimentos.
Actualmente, existem 112 idosos por cada 100 jovens, numa tendência de evolução demográfica a 30 anos, para 200 idosos por cada 100 jovens.

Mas o que é importante, no fundo, é que "os homens aceitem e se assustem" com a nova mulher do século XXI.

É um fantástico contributo para o crescimento europeu, de facto.

Mas coisa que Marta Crawford acha perfeitamente normal.

Toda a gente pode ser livre. Não se precisam é de perder valores.

21 comentários:

Anónimo disse...

Quem viu esta reportagem, homem ou mulher, por favor que se levante e concorde comigo!

B Girl disse...

Tenho de concordar contigo...isto foi longe de ser uma reportagem sobre mulheres independentes e emancipadas...e na minha opinião são estas gajas que estragam o que algumas fazem...
Esta reportagem pouco teve a ver com independencia e emancipação...cheguei á conclusão que poucas mulheres sabem o que isso é...e como mulher só posso ficar triste...

Anónimo disse...

Ainda bem que viste.

A serio, que tristeza mesmo...

B Girl disse...

É deprimente...mas mais deprimente ainda é este tipo de coisas ser uma suposta reportagem e em horário nobre...há coisas que me irritam...Depois queixam-se...enfim!

Bocage disse...

Eu n acredito que perdi um tesouro dessa qualidade... alguem tem o mail da Manuela Moura Guedes???

Anónimo disse...

manuelamouraplasticaslevantaapernaquandoseri@tvinaovaleumcharuto.iolcontinuemcomreportagensdestas.pt

B Girl disse...

amanha já deve estar no youtube

Anónimo disse...

Em principio deve haver petiçoes de algumas gajas para repetirem outra a vez a reportagem em horario nobre... para "assustarem" ainda mais os homens...

B Girl disse...

Eu se fosse gajo...não só ficava "assustado" como tin ha muito medo...especialmente de me cruzar com elas..

Bocage disse...

Pelo que percebi aquilo foi um claro exemplo do que as gajas n devem fazer ou ser, tou certo???
Amanha há muito gajo em Portugal que vai passar mal graças a tvi!!!

Anónimo disse...

e de me sentir uma "presa..."

Anónimo disse...

a bgirl explica te melhor... eu nao consigo descrever melhor do q ja fiz...

B Girl disse...

Vou tentar...:P

Isto basicamnete e pelo titulo da reportagem seria para falar de mulheres com careira e que tinham "vencido" nessa àrea e da forma como a compatibilizavam com a parte pessoal, certo?
Errado...isto foi uma coisa decadente...tipo a dar a entender que as gajas são umas vitimas da sociedade e que querem ser vista como os homens nomeadamente em termos de liberdade (ou libertinagem como tão bem disse o Miguel)...

Tens de ver Bocage, porque isto descrito não é nada...

Bocage disse...

B girl,

muito obrigado pela tua explicação, acredita que fiquei a entender do que se trata, mas sinto que senão vir dita reportagem nada será o mesmo. vou fazer uma pesquisa... tenho de ver isso, sim ou sim!!!

Libertinagem... grande miguel!!

Nuno T disse...

Estevez... acabei de me levantar da cadeira e aplaudir de pé. Até acordei os vizinhos e, juntos, fizemos uma vénia.

Ou não, mas acho que deu pra entender que tás lá.

Anónimo disse...

Obrigado Nuno.

Ja viste os nossos anuncios? Nao vais concorrer?

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo, definitivamente grande confusão com os conceitos "liberdade" e "libertinagem", alguem na reportagem achou que eram sinónimos!

uma coisa é a intimidade das pessoas, nomeadmente a vida sexual, e a menos que façam disso modo de vida, acho que em nada tem a ver com o ser mulher, independente, sofisticada, o que for!

Enfim, para mim esta reportagem (que vi aos bochechos confesso), é coisa das femininistas, "entidade" que me envergonha enquanto mulher.

Sempre 1 prazer.

Bocage disse...

A cada hora que passo fico mais triste porque toda a população portuguesa teve o privilegio de ver tal programa e eu nada.

Alguem gravou??marta??b girl?? nuno???

B Girl disse...

Não bocage...não gravei..é demasiado estupido para se ver uma vez quanto mais duas...

Red disse...

tvi... nao e preciso dizer mais...lool

Mokas disse...

estas pérolas que eu perco por não ver tv... (como me sinto feliz)
OMG... o pior, meus caros... é que assim como "we give Miguel a standing ovation" há uma grotesca quantidade de Gajas que faz o mesmo ao dito programa....
é triste... muito triste...
não gosto de ser pessimista mas, creio que a tendencia seja para piorar.