quinta-feira, 8 de maio de 2008

As irmãs

Felizmente a minha Mãe fartou-se de comer bananinhas e eu, por acaso, não tenho nenhuma irmã mais nova. Mas estou solidário com quem as tem e este texto é especialmente dedicado a eles.

"Mãe, podes vir comigo à casa de banho?", ouves isto enquanto estás sentado na sala a jogar Batalha Naval com o teu tio.
Pronto, o teu pesadelo começou.
A tua irmã, assim que sair da casa de banho com a tua Mãe, "já gosta de rapazes".

Começam as roupas novas e as unhas pintadas, os olhares infindáveis ao espelho, os penteados e o telefone sempre a tocar. As primeiras saídas à noite e os primeiros gajos a tocar lá a porta.

Os teus amigos também vão começar a olhar para ela.
Nesse caso, embora saibas que não vais ter qualquer hipótese, diz, para pelo menos os deixares na dúvida da importância da tua amizade, a todos eles: "se há gajo que eu não deixava andar com a minha irmã, eras tu!".

Ou dá graças a Deus se for cheia de borbulhas, pois convencida de que sabe tudo e conhece o Mundo, não vai ligar ao que os pais e familiares lhe dizem. Vai inclusivamente mentir-lhes, dormindo incontáveis vezes em casas de amigas, com o apoio e encobrimento da tia porca e solteira, que se fartava de fazer o mesmo quando era nova.

Consciencializa-te: vais ter de ser tu a tomar uma atitude. "Mas qual?", perguntas-te.
É importante proteger, mas o melhor, no fundo, é não se ser um irmão possessivo.
Elas vão fazer o mesmo. E até talvez pior, se for as escondidas.


PS - Quanto às irmãs mais velhas, é mais dificil o irmão mais novo ter alguma palavra a dizer sobre o assunto. Nunca deixarás de ser o "puto".
Limita-te a que não seja o namorado dela a ensinar-te a conduzir.

Sem comentários: